30 de nov. de 2008

Exemplo de CRM - Obama - Social Media Marketing


Quando se trata de mídia social, construir um relacionamento com os usuários é o primeiro passo. Naturalmente o CRM ou Customer Relationship Management, deve ser uma parte da sua campanha se não for uma grande parte dela. Um exemplo perfeito do poder de um bem gerido Social Media Marketing de campanha, juntamente com CRM é Obama se tornar o 44o presidente dos estados Unidos da America. 

Obama aproveitou as funções de muitos meios de comunicação social para aumentar sua influência entre as gerações mais joven, e obviamente, ele trabalhou para influenciá-la. A sua equipe desenvolveu relações em redes, incluindo Twitter, Linkedin, MySpace, Facebook e outros. O site de Barack Obama, também desempenhou um grande papel em conectar as pessoas com o candidato. Embora seja óbvio que ele próprio não Barack gerir, responder e atualizar essas contas por sua própria conta, você ainda pode ver o que um grande papel que a social media marketing pode jogar. Eu acredito que sem
a alavancagem social permitida pelo marketing de media, a sua vitória antecipada poderia ter sido retardada ou possivelmente nunca teria acontecido. 

Centrando-se na criação de uma campanha mais baseada no relacionamento com os cidadãos, Obama desenvolveu uma campanha de marketing social altamente escalonável que comprova que o SMM não é apenas para blogueiros e seus afiliados de marketing. Sua campanha foi concebida para: 

- Recebar as mensagens de fora, o que é mais importante para os jovens. 
- Mantenher a mensagem do candidato atualizada. 
- Ater a sua história e deixar que a verdade seja conhecida. 
- Controlar e manter contato com os visitantes interessados. 
- Desenvolver uma meritocracia, que permite relações com os eleitores. 

Não era o menos interessante ver o que uma grande diferença a presença on-line se mostrou. Enquanto a social media marketing, desempenhou um grande papel na vitória de Barack, eu ainda acho que John McCain teria vencido se ele fizesse campanha a maneira como ele fez o seu discurso de concessão. Acho que eles foram na direcção errada tentando fazer Mccain apelar a um público que ele não deveria ter que se ater durante a eleição.
Fonte: SMM Guru

Um comentário:

Francisco Castro disse...

Olá Mário, gostei do seu blog. Ele é muito bom e suas postagens são bastante interessantes.

Um grande abraço